A Técnica Pomodoro funciona!

alexandre_foto2Eu não sou muito de técnicas e outras coisas, mas eu como sou consumidor “guloso” de informação e trabalho com mídias sociais, a possibilidade de me distrair com uma notícia, vídeo, foto é de 100%. Foi aí descobri através de uma colega, a técnica de pomodoro. Eu pensei que tivesse alguma coisa a ver com extrato de tomate, mas era isso!

Este método foi criado em 1992 por Francesco Cirillo. Durante o tempo de faculdade, este italiano tinha muito dificuldade em concentrar-se. Depois de olhar para o timer da cozinha em formato de tomate (Pomodoro em italiano), Cirillo decidiu testar em si mesmo se conseguiria estudar sem parar durante 10 minutos. Para isso, agarrou no seu timer e marcou então dez minutos, nos quais deveria estudar sem ter nenhuma interrupção pelo meio. Depois de vários estudos e de tentar melhorar o seu método, Cirillo conseguiu chegar a uma técnica que o permitiu ser um estudante muito mais produtivo. A técnica de Pomodoro consiste no seguinte:

  • Trabalhe numa tarefa durante 25 minutos sem parar. No final descanse 3 a 4 minutos
  • Faça isso durante quatro Pomodoros (4 vezes 25 minutos)
  • Depois disso faça uma pausa maiortecnica-pomodoro

Depois de cada tarefa, marque com um X num papel significando que essa tarefa foi concluída. Contudo, se no meio do seu Pomodoro tiver vontade de fazer alguma coisa (fechar a cortina, ir no banheiro ou beber água) marque ao lado da sua tarefa essa vontade e apenas a realize quando terminar o seu Pomodoro.

Você pode até melhorar o uso dela como na imagem abaixo.

ciclo-pomodoro

 

Agora falta uma maneira simples de usar – um site onde você pode testar a técnica.

Aqui http://tomato-timer.com/